Irlanda

Os encantos da Ilha Esmeralda, terra da Guinness, dos leprechauns e de muita cultura.

Já pensou em estudar na Irlanda?

Se essa ideia alguma vez passou pela sua cabeça, você não está só. Já faz alguns anos que o país está em alta entre os brasileiros. Tão em alta que caminhando pelas ruas do centro da capital não é difícil ouvir pessoas conversando em português e quase se sentir em casa - se não fosse pelo clima, alguns graus abaixo do nosso calor tropical.


Descubra a Irlanda

A Irlanda faz parte da União Europeia e fica em uma ilha ao norte do continente, dividindo território com a Irlanda do Norte. Anualmente, pessoas do mundo todo vão para lá para estudar inglês, fazer curso superior ou trabalhar.

Por ter grande concentração de empresas do ramo de tecnologia da informação, Dublin é conhecida como o Vale do Silício Europeu. A cidade abriga grandes empresas sem perder o ar interiorano: por lá é possível andar a pé a qualquer hora do dia, e essa é apenas uma das qualidades que garantem o charme de Dublin.

Informações Importantes


Capital
Dublin
População
4,6 milhões de habitantes
Língua Oficial
Inglês e Irlandês
Moeda
Euro
Clima
Úmido e Ameno (Média de 4°C e 16°C)
Fuso Horário
+4 horas (sem horário de verão)

Intercâmbio na Irlanda

Visto na Irlanda

Visto

Para cursos de mais de três meses você precisa solicitar o visto de estudante. Para isso, é preciso estar matriculado em um programa de estudos por lá, que pode ser um curso de inglês, curso profissionalizante, graduação ou pós graduação.

O visto para estudante de inglês é de 6 meses de curso + 2 meses de férias e você pode renovar o visto até duas vezes, permanecendo no país por um período total de 2 anos.

Acomodação na Irlanda

Acomodação

Existem três formas mais comuns de acomodações que você pode escolher para ficar durante os primeiros dias na Irlanda. As residências estudantis normalmente são alojamentos das escolas, que estão equipadas para receber alunos do mundo todo que precisam de um lugar para ficar logo na chegada.

As casas de família, conhecidas como Host Family são casas de famílias locais, que recebem intercambistas durante o ano todo. Os hostels são hotéis com quartos compartilhados que oferecem um preço mais baixo.

Estudo na Irlanda

Estudo

As escolas e universidades irlandesas oferecem uma grande variedade de cursos, cada um com seu diferencial e direcionado a um tipo de objetivo. Desde cursos para quem deseja apenas aprender um novo idioma a curto, médio ou longo prazo, como também para quem deseja realizar exames de proficiência ou ingressar em uma universidade no exterior.

Trabalho na Irlanda

Trabalho

Com o visto de estudante, o intercambista tem a permissão de trabalhar meio período durante as aulas e de período integral durante as férias, desde que as férias sejam nos meses de maio, junho, julho e agosto e entre 15 de dezembro até 15 de janeiro.

Lugares para visitar

Temple Bar

Temple Bar

Área à margem sul do rio Liffey, no centro de Dublin. Com ruas estreitas e arquitetura medieval, é considerada a área cultural de Dublin e um centro importante da vida noturna, com muitos pubs e restaurantes.

Cliffs of Moher

Cliffs of Moher

A atração natural mais visitada da Irlanda, os Cliffs são falésias (ou penhascos) com extensão de 8 km sobre o oceano Atlântico, na costa ocidental do Condado de Clare. O ponto mais alto possui 214 metros.

Trinity College

Trinity College

Localizada no centro de Dublin, a universidade atrai muitos turistas interessados na arquitetura dos edifícios e na Old Library, biblioteca com 200.000 volumes decorada com bustos eruditos, a harpa mais antiga da Irlanda e o famoso manuscrito Book of Kells.

Phoenix Park

Phoenix Park

O maior parque urbano da Europa, localizado no centro da cidade de Dublin, possui 712 hectares, com uma grande área de pastagem e avenidas ladeadas por árvores. O parque é o lar de uma manada de veados selvagens desde o século XVII.

St. Patrick's Cathedral

St. Patrick's Cathedral

É a maior igreja medieval da Irlanda e foi fundada ao lado do poço onde considera-se que St. Patrick batizava os locais convertidos ao catolicismo por volta de 450. A catedral abriga ainda o corpo de Jonathan Swift, autor da famosa obra As Viagens de Gulliver.

Guinness Factory

Guinness Factory

O complexo fica localizado próximo ao centro de Dublin, e sua entrada é pelo St. Jame’s Gate. A visita custa em torno de €13 para estudantes e além de conhecer todo o processo de fabricação e a história da marca, você ainda ganha um pint de Guinness.

Wicklow Mountains

Wicklow Mountains

Situado ao sul de Dublin, a região é cercada por montanhas e o local ideal para quem se interessa por trilhas e natureza. Os lugares mais visitados são Glendalough, um vale com diversas opções de trilhas e lazer e o Lough Tay, também conhecido como Guinness Lake, por se assemelhar a um pint da cerveja.

Ring of Kerry

Ring of Kerry

Localizado no sul da Irlanda, trata-se de um trajeto circular de 179km, que tem como ponto de partida a cidade de Killarney. No percurso, vários castelos, vilas paradas no tempo, montanhas, penhascos à beira mar, lagos, rios e muitas ovelhas formam uma paisagem deslumbrante.